Jc 2:23. E Outros Versos Sem Preposição Após Pisteuo. 'Crer EM', Ou 'Crer [Apoiado] (itálicas) SOBRE?

Hélio de Menezes Silva

ago.2023

 

Em grego, Deus nunca assoprou a escriba algum do NT a preposição "en" ("em", "dentro de") associada ao verbo "crer" aplicado a crentes.

Em português, o impreciso "creu EM" não diferencia se é "crer alguma coisa a respeito de" (e crer somente deste modo não salva, pois os demônios creem assim e não são salvos, ver verso Tg 2:19. Ver também Mt 8:29 e Atos 19:15)

Jc 2:19 *19 *Tu* mesmo CRÊS que exatamente um Deus há! Bem fazes. Mas até- mesmo os demônios CREEM a respeito disso , e estremecem!" "isso": que Deus existe e é único.
Mt 8:29 E eis que clamaram alto, dizendo: "Que temos nós contigo, ó Jesus, [o] Filho de Deus? Vieste aqui para, antes d[o] tempo, nos atormentar? "

At 19:15 havendo, porém, respondido, o espírito, o maligno, disse: "Jesus eu conheço, e Paulos bem- conheço [quem é]; *vós*, porém, quem sois vós?

ou se é "crer firmado sobre."
(Maiores detalhes em http://SolaScriptura-TT.org/LTT-Defesa-Versos/Jo.3.16.E-Outros-26-Versos.'Crer-EM',Ou-'Crer-PARA-DENTRO-DE'.htm )

Por isso, tanto quanto me for licitamente possível pelo grego (isto é, "en" não estiver explicitamente escrito) e pelos dicionários e gramáticas, evitarei o uso de "em" (tão impreciso e perigosamente compreendido, em português) associado a "crer"

Vamos aqui tratar de como melhor traduzir quando o verbo {G4100 πιστεύω pisteuo} ("crer") quando não vem associado com nenhuma preposição, mas com um dativo

Para nossos propósitos, as preposições gregas que nos interessam, nesta análise, são quatro:

- G1772   "ἐν", que pode ser traduzida como (em (dentro de), em (localizado em), sobre, entre, dentro de), e que sempre é casada com um DATIVO, nas ocorrências de "pisteuo"

- G1519    "εἰς", que pode ser traduzida como (para-dentro-de) e que sempre é casada com um ACUSATIVO, nas ocorrências de "pisteuo"

- G1537    "ἐκ", que pode ser traduzida como (fora, para fora de, na direção de dentro para fora) que sempre é casada com um GENITIVO, nas ocorrências de "pisteuo".

- G1909    "ἐπί", que tem várias possibilidade de tradução nas ocorrências de "pisteuo"

    DATIVO: deve ser traduzido como "sobre-e-em-contato-com, apoiado sobre, firmado sobre"
    GENITIVO: deve ser traduzido como "espalhado-e-distribuído-sobre"
    ACUSATIVO: deve ser traduzido como "em direção a"
    CONTRA
    (falando-se de TESTEMUNHO): deve ser traduzido como "diante-de"

 

Em outros artigos já tratamos de como traduzir "pisteuo" (crer) quando vem casado com cada uma dessas 3 preposições "εἰς", "ἐκ" e "ἐπί" , e a preposição "ἐν" nunca ocorre no contexto de crer de forma salvadora.
Agora, voltamo-nos para o último caso restante: "pisteuo" (crer) não está casado com nenhuma proposição, e está no dativo, e está casado com palavra(s) no dativo.
Ora, o dativo pode ser visto como uma forma de comunicar que há uma proposição oculta, implícita. Isto é, a preposição não está escrita, mas todos podemos pensar, pensar, pensar bem e adotar o sentido da preposição escondida que melhor se case com a lógica que rege o contexto imediato (o verso v e seu anterior v-1 e seu posterior v+1), e o contexto imediato (do parágrafo), e o contexto do capítulo, e o contexto maior de todos, que é o do livro específico dentro da Bíblia, e o de toda a Bíblia tomada como um todo.

Bem, só há 2 preposições gregas que podem traduzir o dativo associado ao verbo "crer" no NT: as preposições "en" e "epi".
Como já expliquei porque, tanto quanto possível, jamais devemos usar a imprecisa preposição "em", do nosso português, na tradução no contexto de "pisteuos" e verdadeira fé, portanto somente nos resta sempre traduzir o dativo como "sobre-e-em-contato-com", ou "apoiado sobre", ou "firmado sobre"

Por tudo isso, sempre usarei "cre* apoiado sobre"   ou   "cre* firmado sobre"

Exemplo:

Jacobo 2:23 E foi cumprida a Escritura que está dizendo: "Abraão creu apoiado sobre Deus, e isso lhe foi imputado para justiça." E de "O Amigo de Deus" foi ele (Abraão) chamado. Gn 15:6; Is 41:8. "para" ou "como".

 

Não garanto que vou listar todos os casos, mas vou tentar listar o que já fiz.

 

No VT, a preposição "ב" ("b", pronuncie como "bi") tem somente o sentido de "em" (um pouco fraco, não necessariamente estar lá dentro no mais interior, e dificilmente tem o sentido "para dentro de") https://www.pealim.com/dict/prepositions/ , portanto sempre por traduzi por "em" ao analisar o verbo "crer."
Mas o verbo {H539 אָמַן 'aman (aw-man')} nunca é usado no VT no sentido de meramente crer na existência ou realidade, nem no sentido de meramente se aceitar que se tem certos atributos. Portanto, para evitar esse mal entendimento, no contexto de um crente sempre o traduzi como "confiar- crer em", no contexto de um crente depositando toda sua fé e confiança em Deus:

Gn 15:6 6 E ele (Abrão) CONFIOU- CREU EM o SENHOR, e Ele (o SENHOR) imputou-lhe isto por justiça.

Ex 4:1,5,31; Ex14:31; Ex 19:9; Nm 14:11; Nm 20:12; Dt 1:32; Dt 9:23; 2Rs 17:14; 2Cr 20:20; Sl 27:13; Sl 78:22; Is 28:16; Is 43:10; Is 53:1; Dn 6:23; Jn 3:5

Agradecerei muito se o leitor me comunicar algum caso que eu deveria acrescentar no VT, ou algum erro meu quanto ao presente assunto.

 

No NT:

Mt 21:25 A submersão de Joanes, proveniente de onde era ela (originada)? Proveniente- de- dentro- do céu, ou proveniente- de- dentro- dos homens?" Eles, então, arrazoavam juntos a si mesmos, dizendo: "Se dissermos: 'Proveniente- de- dentro- do céu', Ele nos dirá: 'Por que, pois, não crestes vós apoiados sobre ele (em Joanes)?'

Mt 21:32 32 Porque veio até vós Joanes, no caminho da justiça, e não acreditastes apoiados sobre ele, mas os publicanos e as fornicárias acreditaram apoiados sobre ele; *vós*, porém, havendo visto isto, não vos arrependestes depois, para acreditar apoiados sobre ele. nota v. 31.

 

Mt 27:42 "A outros salvou, e a Si mesmo não pode salvar! Se o Rei de Israel Ele é, desça agora para longe da cruz, e creremos apoiados sobre Ele.

Mc 11:31 E eles argumentavam (dirigindo-se) para si mesmos, dizendo: "Se dissermos: 'Proveniente- de- dentro- do céu', Ele dirá: 'Por que, pois, não crestes apoiados sobre ele (Joanes)?'

Lc 1:20 E eis que estarás emudecido e não podendo falar até ao dia em que aconteçam estas coisas, porquanto não creste apoiado sobre as minhas palavras, que serão cumpridas (exatamente) para dentro (do final) do tempo- apropriado delas (as palavras)."

Lc 20:5 E eles arrazoaram em direção a si mesmos, dizendo: "Se dissermos: 'Proveniente- de- dentro- do céu', Ele nos dirá: 'Por que, então, não crestes apoiados sobre ele (Joanes)?'

Jo 2:22 22 Quando, pois, foi Ele ressuscitado para- fora- de- entre os corpos- mortos, lembraram-se os Seus discípulos de que isto Ele (anteriormente) lhes dizia; e creram apoiados sobre a Escritura e apoiados sobre a palavra que disse Jesus.

Jo 4:50 Diz-lhe Jesus: "Vai tu, o teu filho vive." E creu o homem apoiado sobre a palavra que Jesus lhe disse, e seguia o seu caminho.

Jo 5: 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem está dando- ouvidos à Minha palavra, e está crendo apoiado sobre Aquele havendo-Me enviado, (já agora) tem a vida que dura para sempre, e para dentro de condenação não vem, mas tem passado proveniente- de- dentro- da morte para dentro da vida. nota Jo 3:15.

Jo 5: 46 Porque, se vós tivésseis crido apoiados sobre Moisés, então (agora) teríeis crido apoiados sobre Mim; porque a respeito de Mim ele escreveu.

Jo 5: 47 Se, porém, vós não credes apoiados sobre os escritos dele, como crereis vós apoiados sobre as Minhas palavras?"

Saltei 12 versos

Rm 4: 3 Porque, o que diz a Escritura? "Abraão creu apoiado sobre Deus, e isso lhe foi imputado para justiça." Gn 15:6 "para": ou "como".

Saltei 1 verso

Gl 3: 6 Assim como Abraão creu apoiado sobre Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Gn 15:6. "para" ou "como".

2Ts 2: 11 E, por causa disso, lhes enviará Deus a energizada- operação- do enganar, para crerem eles apoiados sobre a mentira,

Saltei 2 versos

Jc 2:23 E foi cumprida a Escritura que está dizendo: "Abraão creu apoiado sobre Deus, e isso lhe foi imputado para justiça

 

(NOTE como, mesmo através de itálicas (que são como que comentários humanos) deixei o mais claro possível que o crer-confiar de Abraão é diferente do crer-meramente-reconhecer-a-contragosto dos demônios, do v. 19:
 
Jc 2:19 *Tu* mesmo crês que exatamente um Deus há!  Bem fazes. Mas até- mesmo os demônios creem a respeito disso , e estremecem!"
"Isso": que Deus existe e é único. Mas amargamente guerreiam contra Ele.
)

 

Saltei 2 versos

 

Agradecerei muito se o leitor me comunicar algum caso que eu deveria acrescentar no NT, ou algum erro meu quanto ao presente assunto.

 

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